domingo, 25 de julho de 2010

Globalização

No Limite da Racionalidade: Convivendo com o Capitalismo Global
De Anthony Giddens e Will Hutton


No Limite da Racionalidade - Convivendo com o Capitalismo Global: este é o título do livro organizado por Anthony Giddens e Will Hutton. Vivemos em um mundo de intensa transformação e esta mudança contemporânea é potencializada pelas modificações econômicas, políticas e culturais que em seu conjunto, podem ser resumidas em uma única palavra: GLOBALIZAÇÃO.
Os autores nos fazem entender a Globalização como a interação entre a inovação tecnológica e o alcance mundial promovido por um capitalismo global que permite a esta mudança atual a sua constituição de forma específica uma vez que agora se apresenta dotada de uma rapidez, de uma inevitabilidade e de uma força jamais vista.
O livro reúne alguns pensadores do mundo que têm como produção as reflexões voltadas para as tendências em questão. Neste caso, ao longo da leitura, nos depararemos com as concepções dos seguintes:
- Paul Volcker e George Soros, que demonstram preocupação com o impacto desestabilizador do mercado financeiro global e defendem que a crise da Ásia decorreu mais da estrutura do sistema financeiro que de fraquezas estranhas em sua própria economia. Para eles, ambas, apesar da recente recuperação, exigem reformas.
- Manuel Castells, concorda que o mercado é uma fonte de instabilidade que ameaça a prosperidade do globo, mas também o vê como um dos mecanismos de transmissão dos valores capitalistas globais. Reafirma a sua análise do novo “infocapitalismo”, do qual faz parte o mercado, traçando seu surgimento e seus benefícios juntamente com os novos riscos. Explica que os vários fundamentalismos novos, que vão da religião à crença no livre mercado, vêm surgindo como reação à globalização conforme as sociedades do mundo se reconciliem com as novas forças.
- Jeff Faux, Larry Mishel e Robert Kuttner, mostram como a globalização afetou o crescimento da desigualdade de renda e da insegurança no trabalho nos EUA, lado a lado com o crescimento do poder do monopólio privado, com Kuttner defendendo o papel constante, embora em evolução, do governo.
- Richard Sennett faz uma reflexão acerca da mudança da experiência de trabalho das pessoas. O trabalho já foi fonte de identidade e biografia; agora a mudança de seus padrões faz com que não possa mais servir de base para a organização da comunidade ou da biografia pessoal de alguém.
- Arlie Hochschild mostra como as mães do Primeiro Mundo estão empregando as mães do Terceiro para criar seus filhos – e as mães do Terceiro Mundo cuidam melhor das crianças do Primeiro Mundo que das suas. Há uma cadeia internacional de assistência e assim até a maternidade e a paternidade estão sendo alteradas pela globalização.

Sobre os autores:

Anthony Giddens: Nascido em 18 de janeiro de 1938 em Londres. Sociólogo britânico, desenvolveu a Teoria da estruturação e é considerado na atualidade o pioneiro da Terceira via. O seu interesse consiste, do ponto de vista acadêmico, em reformular a teoria social e reexaminar a compreensão do desenvolvimento e da modernidade. As temáticas mais trabalhadas em suas obras são: a história do pensamento social, a estrutura de classes, elites e poder, nações e nacionalismos, identidade pessoal e social, a família, relações e sexualidade. Trabalha o conceito de globalização e mais recentemente tem estado na vanguarda do desenvolvimento de ideias políticas de centro-esquerda, tendo ajudado a popularizar a ideia de Terceira via, com que pretende contribuir para a renovação da social-democracia. (Mais informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Anthony_Giddens)

Will Hutton: Britânico nascido em 21 de maio de 1950.  A análise de seus livros é caracterizada por um suporte para a União Europeia e seu potencial, ao lado de um desprezo por aquilo que ele chama de conservadorismo americano - definido, entre outros fatores, como uma certa atitude de mercados, propriedade e contrato social. (Mais informações em http://en.wikipedia.org/wiki/Will_Hutton)

Click no link abaixo para acessar a resenha do livro:
 http://www.4shared.com/document/LEG27lY5/RESENHA_-_No_limite_da_raciona.html

Obs.: Estes não representam meus referenciais teóricos porém precisam ser analisados!!