segunda-feira, 26 de julho de 2010

Sociedade

Qual Socialismo?
discussão de uma alternativa
Norberto Bobbio

Em sua obra intitulada "Qual Socialismo? - discussão de uma alternativa" Norberto Bobbio, falecido em janeiro de 2004 aos 94 anos, reune artigos publicados entre o fim de 1975 e início de 1976. Trata-se de uma grande polêmica com os marxistas do Partido Comunista da Itália no que tange ao vínculo existente entre socialismo e democracia. Não se trata aqui de uma polêmica inédita pois a primeira ocorrera na década de 1950, quando, a partir de 1951 travou um ciclo sistemático de discussões calorosas com teóricos do mesmo partido em torno das temáticas: cultura e liberdade. Tais discussões deram origem ao livro "Política e Cultura" publicado em 1955. Aqui, a polêmica está centrada na tensão existente entre o projeto socialista e a idéia de democracia.
O maior dilema formulado pelo autor é: "Nos Estados capitalistas, o método democrático, mesmo nas suas melhores aplicações, fecha a estrada para o socialismo, nos estados socialistas, a concentração de poderes a partir de uma direção unificada da economia torna extremamente difícil a introdução do método democrático", ou seja, "ou democracia sem socialismo, ou socialismo sem democracia". 

Sobre o autor:

Norberto Bobbio: Nascido no dia 18 de outubro de 1909 em Turim, foi um filósofo político, historiador do pensamento político e senador vitalício italiano. Foi um ator importante no combate intelectual que conduziu ao confronto entre as três principais ideologias do século XX: o nazi-fascismo, o comunismo e a democracia liberal. Confronto que é responsável, em grande parte, pela divisão do mundo em dois blocos políticos, militares e ideológicos que subsistiu até 1989. Seu pensamento, durante grande parte de sua maturidade intelectual, esteve restrito ao círculo dos meios intelectuais italianos, mas vem se tornando gradualmente conhecido em todo o mundo, graças, primeiro, aos seus estudos de filosofia do direito, sobre o jusnaturalismo e positivismo jurídicos, sobre a constructibilidade dos sistemas constitucionais, depois, pelos seus ensaios e polêmicas sobre a democracia representativa, o ofício dos intelectuais, a natureza e as múltiplas dimensões do poder, a díade esquerda-direita, o futuro de um socialismo não-marxista e democrático, e finalmente os problemas da relação truculenta entre ética e política. (Mais informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Norberto_Bobbio).

Acesso à resenha do livro:
http://www.4shared.com/document/E6nVsnVp/RESENHA_-_Qual_Socialismo_-_pr.html