terça-feira, 24 de agosto de 2010

Planejamento e Serviço Social

O que é PLANEJAMENTO?


O Planejamento, antes de ser uma atividade acadêmica, empresarial e governamental, deve ser uma atividade humana, ou seja, planejar, significa, antes de tudo, um exercício mental crítico-reflexivo que envolve a pessoa em sua totalidade.
A evolução e complexidade das sociedades humanas fizeram desta atitude auto organizadora uma necessidade quase absoluta. O planejamento passou então a fazer parte da vida do homem moderno em todas as esferas da sua vida. É importante compreender, todavia, que o planejamento não tem uma finalidade em si mesmo, planejar no vazio ou como mero exercício mental é esvaziá-lo de seu real significado, é tender para a mera burocratização. É tornar-se instrumento de aprisionamento e dominação autoritária.
Podemos considerar o planejamento no âmbito do Serviço Social como um instrumento fundamental para o exercício profissional, no entanto, ao longo de nossas experiências de estágio, percebemos a grande dificuldade que o profissional tem no sentido de proceder a um ordenamento seqüencial que seja reflexivo e flexível na composição do planejamento de sua intervenção.
Leia mais...