domingo, 12 de setembro de 2010

Sociedade

Michel  Löwy responde

Como o método da dialética da totalidade consegue explicar fatos isolados na história a partir da compreensão do processo histórico de um país?

Michel Löwy: Usemos como exemplo a sociedade francesa no século XVIII que estava num impasse político e social, pois não conseguia nem se identificar com a burguesia, com a aristocracia e nem com a monarquia. Aí temos uma tentativa de entender a sociedade francesa no século XVIII. Se você consegue compreender isso, então terá elementos para explicar, por exemplo, um movimento religioso como o jansenismo. E assim por diante: se você compreende a estrutura do jansenismo, porque ele se opõe aos jesuítas, então você terá elementos para explicar o teatro de Racine, por exemplo, que em parte era expressão desta corrente religiosa. Assim é possível , dentro da metodologia da totalidade, combinar compreensão de uma estrutura maior à explicação dos fatos ou fenômenos que compõe a estrutura.

Revista Filosofia - Ciência & Vida

Oficina do Conhecimento

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA DISCIPLINA: http://www.4shared.com/document/VcFQTK9f/Oficina_do_Conhecimento_2010-2.html



O Nome da Rosa


Baseando-se no filme, responda às seguintes questões (escolha ao menos 5 questões para desenvolvê-las) para futuro debate em sala de aula:
Obs.: A postagem de ao menos uma questão valerá 0,5 (meio ponto).

1. Relacione o título do filme à história contada.
2. Contextualize: determine o lugar, o ano, o século e refira-se ao sistema social da época retratada, a partir das cenas vistas.
3. Quem é o diretor de O nome da rosa, de que ano é o filme, ele é adaptação de que romance, quem é o escritor da obra original?
4. Resuma a trama em torno dos crimes.
5. Que relação você percebe entre uma biblioteca e um labirinto? Por que razão esses espaços se confundem no filme?
6. Como o pensamento humanista é retratado em O nome da rosa? Que referências clássicas você percebeu como sendo elementos estruturais da história?
7. Há alguma representação de fé no enredo? Descreva-a. O que ela significa naquele contexto?
8. Qual é afinal a crítica que o autor – e, mais tarde, o diretor – traça com a obra?
9. O que o filme critica? A fé? A religião? O homem? De que modo? Desenvolva.
10. Reporte-se à atualidade de O nome da rosa, relacionando “o conhecimento como ameaça”, “forças diabólicas” e “manipulação pelo medo”.