sábado, 22 de setembro de 2012

Processo de Trabalho em Serviço Social



TURMA DE SERVIÇO SOCIAL - MANHÃ


Olá, alunos da turma de Processo de Trabalho em Serviço Social! Como combinado, segue abaixo o ESTUDO DIRIGIDO para ser respondido. Antes, seguem algumas orientações:

1 - O questionário deverá ser respondido até o dia 26/09/2012. Não serão consideradas respostas postadas após esta data.

2 - As respostas deverão ser postadas no próprio blog, apenas para fixação dos conteúdos trabalhados em sala, portanto, não há necessidade de verificar a resposta do (s) colega (s)!!!

3 - Para fazerem jus à pontuação (0,5), todas as perguntas deverão ser respondidas.





Processo de Trabalho em Serviço Social
Estudo Dirigido

Responda as questões abaixo tendo como base os textos indicados a seguir, as aulas expositivas e os seus conhecimentos.

1 – Texto: “Processo de Trabalho e Processo de Produzir Mais-Valia” – MARX, Karl.
2 – Texto: “A mais-valia”.
3 – Texto: “A categoria mediação e o processo de trabalho no Serviço Social: uma relação possível?” – CAVALLI, Michelle.
4 – Texto: “O universo do mundo do trabalho e a profissão de Serviço Social” – PRATES, A. M. M. C.; BUENO, N. C.

Questões:
1 – O que é valor de uso? Como se dá a sua produção?
2 – O que é trabalho?
3 – O que é processo de trabalho?
4 – O que é capacidade teleológica? Dê um exemplo.
5 – Cite e explique os componentes do processo de trabalho.
6 – “Toda matéria-prima é objeto de trabalho, mas nem todo objeto de trabalho é matéria-prima”. Explique esta citação.
7 – O que é mais valia? Explique e dê um exemplo do seu funcionamento (Faça uma simples simulação).
8 – O que é mais-valia relativa e mais-valia absoluta?
9 – “Mas não se pode prolongar indefinidamente a jornada de trabalho. Existem limites para isso”.
Cite e explique os limites mencionados na citação acima.
10 – Serviço Social é trabalho? Responda explicando as teses defendidas pelos diversos autores apresentados por CAVALLI.
11 – O que é trabalho?
12 – Quais os pilares do capitalismo?
13 – O assistente social dispõe de uma relativa autonomia na efetivação do seu trabalho. Explique esta afirmativa.
14 – Quais foram as mudanças ocorridas na década de 1980 com relação ao mundo do trabalho?
15 – O que é mediação? Quais os aspectos que a caracteriza?
16 – O que é singularidade?
17 – O que é universalidade?
18 – O que é particularidade?
19 – Explique a relação dialética existente entre as três perspectivas.



Bom trabalho para todos (as)!

Profª M. Dalva Casimiro
Curso Serviço Social - UCAM

2 comentários:

Thainá disse...

1- É o produto ou material retirado da natureza e adaptado as necessidades humanas.Essa produção se dá partir da relação trabalhador e capitalista.
2- Qualquer atividade física ou intelectual realizada pelo homem cujo o objetivo é fazer, transformar ou obter algo.É a atividade executada em si, que é diferente de emprego que é o cargo ou ocupação do individuo em uma empresa ou órgão público.
3- Segundo Marx,o processo de trabalho é composto de 3 elementos são eles: O próprio trabalho, o objeto de trabalho e o instrumento de trabalho.
4-É a capacidade que o ser humano tem de planejar o que se deseja obter, através de suas ações.
5-São 3 elementos: Atividade adequada a um fim , que e o próprio trabalho. A matéria que se aplica ao trabalho, que é o objeto de trabalho. Os meios de trabalhos, que são os instrumentos de trabalho.
6- Objeto de trabalho é tudo aquilo que o trabalho separa de sua conexão imediata com seu meio natural.Então toda matéria prima é objeto de trabalho, porém para todo o objeto de trabalho ser matéria prima ele precisa ter sido modificado pelo trabalho.
7-É o trabalho excedente não pago pelo capitalista ao trabalhador. Exemplo: Um trabalhador com uma jornada de trabalho de 6 horas por dia , apenas 3 é suficiente para que ele "pague" seus salário e devolva ao capitalista tudo o que foi gasto. As outras 3 horas é lucro do capitalista.
8-Mais valia relativa é o aumento da produtividade física do trabalho através da mecanização. A mais valia absoluta é o aumento da jornada de trabalho mantendo o salário constante.

Thainá disse...

9- Existem leis que impõem esse limites. E além disso não é interessante para o capitalista ter um trabalhado que trabalhe muitas horas por dia mas não tem bons resultados, lhe daria gastos da mesma forma e não lhe daria tantos lucros.
10- De acordo com Yolanda Guerra e Marilda Iamamoto por exemplo, serviço social é trabalho, por tanto tem processo de trabalho e possui os 3 elementos, segundo Marx. Já Sergio Lessa e Holanda, defende que serviço social não possui processo trabalho, e explicam isso através do estudo de Marx,onde se é necessário os 3 elementos para possuir processo de trabalho. Para eles não se há os 3 elementos , por tanto não é trabalho.
11-Qualquer atividade física ou intelectual realizada pelo homem cujo o objetivo é fazer, transformar ou obter algo.É a atividade executada em si, que é diferente de emprego que é o cargo ou ocupação do individuo em uma empresa ou órgão público.
12- O capital, Estado e o Trabalho.
13- O Assistente social dispõe de uma relativa autonomia por que depende das determinações do seu empregador. Por conta disso o profissional não detém todos os meios para efetivação do seu trabalho.
14- Aceleração do trabalho assalariado, diminuição da garantia dos direitos trabalhistas e crescimento do trabalho informal.
15- A mediação consiste numa categoria da teoria de Marx, e só é possível através do método dialético de analise da realidade. Está situado no campo da singularidade, particularidade e universalidade. A categoria mediação contribui na intervenção do profissional do assistente social, pois possibilita a compreensão dos fenômenos não fatos isolados, mas como parte de um conjunto de influências sociais, econômicas e etc.
16- compõe o campo de questões isoladas. As demandas são individuas, familiares por exemplo e nesse campo o assistente social responde a essas demandas de formas pontuais, não ultrapassando as demandas institucionais ou imediatas.
17- A universalidade é o contrário da singularidade, este campo consiste no plano das determinações universais. Para o assistente social, compreender as demandas nesse campo significa relacioná-las as relações sociais.
18- A Particularidade é fundamental neste processo por que intervem diretamente no campo do assistente social.Ela é a própria mediação e isso se da apartir do olhar crítico do profissional, ela é a síntese da singularidade e da universalidade.
19- Para existir uma relação dialética precisa-se da tese, que é o que já exististe, já está estipulado. A Antítese que nega a tese e a Síntese que é o resultado das tese e antítese. Nesse caso a tese é a singularidade e a antítese é a universalidade, o resultado disso tudo é a particularidade que a síntese, é a própria mediação.