sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Introdução ao Serviço Social


TURMA DE SERVIÇO SOCIAL - MANHÃ E NOITE


Olá, alunos da turma de Introdução ao Serviço Social! Como combinado, segue abaixo o ESTUDO DIRIGIDO para ser respondido. Antes, seguem algumas orientações:

1 - O questionário deverá ser respondido até o dia 26/09/2012. Não serão consideradas respostas postadas após esta data.

2 - As respostas deverão ser postadas no próprio blog, apenas para fixação dos conteúdos trabalhados em sala, portanto, não há necessidade de verificar a resposta do (s) colega (s)!!!

3 - Para fazerem jus à pontuação (0,5), todas as perguntas deverão ser respondidas.



Introdução ao Serviço Social
Estudo Dirigido

Responda as questões abaixo tendo como base os textos indicados a seguir, as aulas expositivas e os seus conhecimentos.

1 – Texto: “A natureza do Serviço Social: Um ensaio sobre sua gênese, a ‘especificidade’ e sua reprodução” – Carlos Montaño
2 – Texto: “Introdução ao Trabalho Social” – Ezequiel Ander-Egg

Questões:
1 – “Os assistentes sociais, em diversas oportunidades, se ‘debatem’ em torno de duas concepções, duas teses sobre a natureza e o processo da gênese do Serviço Social” (MONTAÑO, 2007: 17).
De acordo com Montaño, cite as duas teses mencionadas acima e explique as diferentes visões presentes em uma delas. As duas teses mencionadas são complementares ou contraditórias? Por quê?
2 – Explique a (s) teoria (s) em torno da profissão defendida pelos autores da década de 1970.
3 – Explique a (s) teoria (s) em torno da profissão defendida pelos autores da década de 1980.
4 – Explique a (s) teoria (s) em torno da profissão defendida pelos autores da década de 1990.
5 – Embora participem da mesma perspectiva, quais os aspectos que diferenciam os diversos autores?
6 – Como podemos compreender a postura dos autores endogenistas?
7 – Quais são os setores, segundo a terminologia europeia, que seriam de prestação de serviços sociais pessoais, segundo EGG (1995: 26)?
8 – Explique, de acordo com as colocações de EGG (1995: 31), como se dá a atuação do “trabalhador social” na área da moradia.
9 – “Se observarmos o conjunto de órgãos ou agências de prestação de serviços sociais, iremos constatar que a imensa maioria dos profissionais trabalha em instituições públicas” EGG (1995: 22).
De acordo com o autor, este cenário vem sendo alterado nos últimos anos. Explique o motivo e quais os aspectos que acarretaram estas transformações.
10 - Explique, de acordo com as colocações de EGG (1995: 27), como se dá a atuação do “trabalhador social” na área da saúde.
11 – De acordo com EGG (1995: 29), qual deve ser a postura assumida pelo “trabalhador social” na área da saúde? Por que?
12 – Aponte três aspectos no texto de EGG (1995) que nos possibilitam identifica-lo como um autor endogenista.

Bom trabalho para todos (as)!

Profª M. Dalva Casimiro
Curso Serviço Social - UCAM