Pesquisa Social

Diferentes formas de saber
Liliana Lucia da Silveira Barbosa: Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (UCB). Especialista em Avaliação do Ensino Superior pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Neste texto, a autora, Liliana Lúcia da Silveira Barbosa, escreve sobre as formas de obtenção do conhecimento. Segundo esta autora, o conhecimento racional tem por princípio o questionamento, pois se esse não existisse, toda e qualquer verdade seria um dogma, ou seja, uma verdade inquestionável. 
O conhecimento racional está intimamente ligado à ciência e à filosofia sendo estas consideradas como saberes fundados a partir da racionalidade e da busca constante por um saber em permanente mudança.
Eis a questão central ligada ao nosso cotidiano: será que em nossa vida diária sempre buscamos respostas com base no saber racional? De acordo com a autora, nem sempre. Nossas afirmações muitas e muitas vezes surgem de um saber espontâneo, oriundo de mitos calcados em tradições ou na autoridade de quem os enuncia.
O senso comum tem sido o saber que primeiramente nos põe em contato com o
 mundo. A criança, na medida que desenvolve suas habilidades, vai se apropriando
do saber oferecido pelas pessoas que estão mais próximas a seu viver.
Somente quando amadurecemos intelectualmente somos iniciados no mundo de
conhecimentos construídos a partir da racionalidade.